O que é piso vinílico, e quais os tipos de piso vinílico existentes no mercado

Posts VOCE SABIA - vinilico

É uma resina de PVC (sigla para o plástico- Policloreto de Vinila), que se apresenta na forma de um pó branco, inodoro e inerte e que já é produzido há mais de 50 anos em todo o mundo.
O processo de fabricação do PVC se inicia na Eletrólise, processo em que o sal marinho é dissolvido em água, passando por vários processos até chegar ao PVC. O piso vinílico é composto de PVC, cargas minerais e plastificantes.

Existem no mercado dois tipos de piso vinílico, os pisos vinílicos homogêneos e os pisos vinílicos heterogêneos.
Pisos vinílicos Homogêneos – possuem uma massa única em toda sua espessura. Conforme se tem o desgaste, o piso terá sempre o mesmo padrão, o mesmo desenho. Imagine uma massa de pastel: você pega todos os ingredientes, mistura e passa no rolo, toda a massa terá a mesma aparecia, consistência e sabor. O mesmo acontece com um piso vinílico homogêneo, mistura-se: PVC + cargas minerais +plastificante e essa “massa” entra no processo de fabricação e transforma matérias primas termo plásticas em camadas de espessuras regulares como mostra a ilustração:

Pisos vinílicos Heterogêneos – são feitos em camadas. Ele é composto de: base compacta + fibra de vidro (necessária em todos pisos heterogêneo para dar estabilidade dimensional) + desenho impresso + camada de desgaste/ capa de uso/ wear layer. No processo de fabricação, transforma a base em uma camada compacta ou em uma camada de espuma, por aquecimento sob alta temperatura. (As bases falaremos em uma outra etapa). O piso vinílico heterogêneo possibilita uma infinidade de desenhos, já que esses desenhos são feitos pelo processo de impressão através de cilindros ou por “papel impresso” que é colocado nessa camada (abaixo da capa de uso), que é o caso por exemplo do piso em réguas ACE Impressionfloor. Ele possui um efeito bem natural, pois esse “papel” é a foto da madeira ou pedra ou etc.