Tecnologia, a grande aliada dos atletas paralímpicos

paralimpiadas-seatbal

Em 7 de setembro, teve início no Rio de Janeiro a Paralimpíada. Durante 11 dias de competição serão realizadas 528 provas que valerão medalhas. Segundo a Rio 2016, mais de quatro mil atletas irão competir. Atualmente, são 28 esportes reconhecidos, entre eles atletismo, biatlo, natação, judô, futebol, ciclismo, tênis em cadeira de rodas, levantamento de peso e tiro. Neste ano, canoagem e triatlo farão sua estreia nos Jogos Paralímpicos Rio 2016.

Voltados aos atletas que participam de competições adaptadas às suas necessidades especiais, os jogos paralímpicos tiveram sua estreia nos Jogos de Roma, na Itália, em 1960, e contaram com a participação de 400 paratletas, de 23 países, que competiram em provas exclusivas para usuários de cadeiras de rodas. Em 2012, nos Jogos de Londres, 164 países participaram dos jogos, levando um total de 4.294 atletas.

Além da habilidade e garra do atleta, a tecnologia é uma importante aliada para quem disputa o lugar mais alto do pódio. São as inovações tecnológicas, fomentadas por pesquisas e estudos da área, que contribuem para que os equipamentos como cadeiras de rodas, órteses e próteses adquiram melhor qualidade. Afinal, são esses equipamentos que ajudarão o atleta a desempenhar um papel de alta performance e devem resistir aos esforços exigidos em uma competição do porte das paralimpíadas.

A ACE Pisos e Revestimentos apresentou o ACE Taraflex Sport M Evolution 7mm, piso com tecnologia que reduz a gravidade das lesões (dores, contusões, fraturas) resultantes de quedas e o risco de fadigas, prolongando o tempo do praticante ao esporte garantindo o conforto e segurança no esporte. Empresas como a Escola Pan Americana e a Rota do Mar, que são grandes incentivadoras do esporte e patrocinadoras de atletas oficiais utilizam os produtos ACE em suas estações de treinamento. Entre as modalidades que tiveram o piso instalado estão Seatvolei, Goalball e Bochaparalimpica. O centro de treinamento paraolímpico, em São Paulo, também teve o piso instalado.

http://www.hospitalar.com/pt/portal-de-noticias/blog/81-tecnologia-e-inovacao/528-tecnologia-a-grande-aliada-dos-atletas-paralimpicos

Imagens – Divulgação RIO 2016

bocha-paralimpica goalball voleibol-sentado

?!-- RODAPÉ DO SITE -->